Estrutura Administrativa

Autarquia - SAAE

Categoria: Autarquias
Horário de atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira: 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00
Endereço: Rua Dr. Arthur Cândido de Almeida, 144 - Centro
Telefone: (19) 38059900

Site: saaemogimirim.sp.gov.br

Na década de 30 o Estado era responsável pelos serviços de água. O Governo havia adquirido a Empresa de Água, Luz e Esgotos de Mogi Mirim que administrava o sistema, segundo levantamento histórico a partir de 1909. Precisamente em 1948, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo autorizou a transferência dos serviços de água à Prefeitura de Mogi Mirim. Á época, o governador Dr. Ademar de Barros não concordava com a proposta, mas seu veto foi derrubado pelos deputados aliados ao então Deputado Ulisses Guimarães, favorável à transferência municipal.

Depois do aval da assembleia, foi à vez da Câmara Municipal autorizar o prefeito João Missaglia a receber do Estado os Serviços de Água e Esgotos. A Lei foi aprovada em 1949.

Em 1972, foi aprovada pela Câmara a estrutura administrativa do SAAE composta pela diretoria, seção administrativa, seção de operação, seção de manutenção e seção de finanças. Décadas depois do início do abastecimento de água em Mogi Mirim, o rio Mogi Guaçu passou a ser o principal manancial de captação.

Desde sua criação até hoje, a autarquia foi passando por processos de ampliação e modernização, aumentando sua capacidade de atendimento à população e melhorando a qualidade de seus serviços. Na década de 70, a ETA (Estação de Tratamento de Água) possuía dois decantadores, com capacidade para 1460 metros cúbicos de água. Em 1985, foram construídos outros dois, dobrando a capacidade de produção.

O processo de tratamento da água também foi sendo aperfeiçoado durante todo esse tempo. No início, o tratamento era feito com sulfato de alumínio granulado. Após, o processo passou a utilizar esse mesmo elemento, porém líquido. Com a modernização do processo, atualmente o tratamento da água é feito com cloreto férrico. Outro avanço na melhoria da qualidade da água que é distribuída à população ocorreu em 1983, quando foi implantada a fluoretação da água.

Atualmente, 100% da cidade recebe a água tratada pelo SAAE de ótima qualidade, que é analisada nos laboratórios construídos em 1998.

Em 14 de junho de 2012 foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos de Mogi Mirim, obra precedida de concessão pública autorizada pela Lei Municipal n. 4.448 de 05 de outubro de 2007. Atualmente 50 % de todo esgoto gerado no município recebe tratamento na estação que fica localizada à Rod. Dr. Amador Jorge de Siqueira Franco, KM 4 e será gerenciada pela concessionária SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim S/A até 2037.




topo