Notícias

3º sistema de tratamento de esgoto entra em operação

Secretarias: Assistência Social
Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2022


3-sistema-de-tratamento-de-esgoto-entra-em-operacao

Na quinta-feira (3), teve início o enchimento do terceiro reator biológico da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operada pela Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), situada no bairro Chácaras São Marcelo.

O novo reator biológico faz parte das obras de ampliação da ETE, que também contou com a implantação de mais um sistema de pré-tratamento e decantador. Com dois módulos para tratamento de esgoto desde o início da sua operação, em 2011, a construção da nova unidade se iniciou no segundo semestre de 2020, sendo parte da terceira etapa do projeto de tratamento e afastamento de esgoto realizado no município.

Também nesta etapa estão sendo realizadas a ampliação do coletor-tronco Mogi Mirim, construído à margem direita do rio Mogi Mirim, reforma e adequação da Estação Elevatória de Esgotos, na Avenida Luiz Franklin Silva, e a implantação do coletor-tronco Santo Antônio, nas duas margens do córrego que dá nome à rede.

Aliada às obras dos coletores, que serão responsáveis por fazer o escoamento de um volume maior de esgoto até a estação, a ampliação na ETE também eleva a vazão de tratamento de 150 litros por segundo para 225 litros por segundo. Com essas melhorias, Mogi Mirim terá um aumento no índice de tratamento de efluentes, chegando a aproximadamente 95% de esgoto tratado.

Investir em tratamento de esgoto é investir em qualidade de vida para a população e em preservação do meio ambiente.

Fotos: divulgação


03174341.jpg
04174341.jpg
01174341.jpg

topo