Notícias

Acúmulo de lixo faz galerias de água pluvial passarem por limpeza a jato na zona Leste

Secretarias: Serviços Municipais
Data de Publicação: 2 de fevereiro de 2017


acumulo-de-lixo-faz-galerias-de-agua-pluvial-passarem-por-limpeza-a-jato-na-zona-leste

Variados tipos e tamanhos de papeis, garrafas pet, caixas tetrapak, sacolas, plásticos, pedaços de madeira e até aro de bicicleta com as raias. Todos esses produtos em um só lugar. E não é em nenhuma cooperativa de reciclagem.

Essa variedade de destroços foi retirada das canalizações da rede de águas pluviais localizada no bairro Mogi Mirim II, na zona Leste.

Durante a terça-feira (31), funcionários da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços realizaram os trabalhos de limpeza nas áreas próximas à Rua Tupinambá. “Aqui é necessária uma limpeza mais minuciosa, pois a tubulação possui uma circunferência menor”, explicou a secretária da Pasta, Renata Furigo.

Ela explicou também que a limpeza foi dificultada em decorrência do excesso de lixo encontrado na rede pluvial. “Existem resquícios de lixos que ficam impregnados nas tubulações ou até mesmos materiais que não passam pela circunferência causando o entupimento”, destacou.

Devido a situação na rede de esgoto na área, a Pasta recorreu ao hidrojateamento. “O hidrojato consiste em uma bomba de alta pressão que realiza a remoção de toda espécie de materiais incrustados, tornando o serviço rápido e eficaz”, explanou Renata.

Ao mesmo tempo age uma outra bomba de sucção que é capaz de aspirar qualquer resíduo e o armazena em um tanque. Posteriormente, ele é transportado e descartado em local apropriado.

Conscientização

“É a nossa consciência e o nosso cuidado com o espaço em que vivemos. É cuidado com a gente mesmo”, definiu Renata ao comentar a necessidade de conscientização da população quanto ao descarte de lixo. “Transitam pelas ruas as famílias, crianças, animais domésticos, veículos, transporte público e, então, é um espaço que cabe ao cuidado de todos. Precisamos nos conscientizar disso”, acrescentou. “Qualquer lixo descartado é levado facilmente pelas chuvas para as tubulações e isso não é saudável para a população”.


topo