Rede Municipal de Ensino de Mogi Mirim se prepara para receber os alunos

Data de Publicação: 26 de janeiro de 2023
Fotos: Assessoria de Comunicação

rede-municipal-de-ensino-de-mogi-mirim-se-prepara-para-receber-os-alunos

O ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Mogi Mirim começa no dia 13 de fevereiro e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, já está se preparando para receber os mais de 9 mil alunos que frequentarão os bancos escolares dos Cempis (Centro Educacional Municipal de Primeira Infância), Emebs (Escola Municipal de Educação Básica), Cemaae (Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado), EJA (Educação de Jovens e Adultos) e entidades conveniadas.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi, reuniu a gerente Célia Ataíde e as supervisoras escolares Angela Duran e Seomara Guedes para divulgar detalhes do retorno às aulas. Logo no início do ano letivo, todo o corpo docente necessário para atender os alunos deverá estar em sala de aula.

O material didático também já chegou e está sendo disponibilizado para as unidades escolares. A Secretaria de Educação recebeu cerca de 20 mil livros do “Currículo em Ação”, pelo governo estadual, além de cerca de 26 mil livros didáticos, enviados pelo governo federal, por meio do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Além dos livros, também recebeu o material de Educação Física adquirido no ano passado, para uso em 2023.

No calendário do início do ano letivo, haverá reunião de planejamento pedagógico com toda a equipe nos dias 8 e 9 de fevereiro e, no dia 10, será realizado um encontro com os pais, visando, justamente, o retorno às aulas no dia 13. Ana Lúcia ressaltou que, além do trabalho interno da Educação, as parcerias serão de fundamental importância no processo de aprendizado.

Nesse sentido, devem ter continuidade as formações pedagógicas semanais dos professores com a OSCIP “Parceiros da Educação”, bem como a aplicação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) pela Polícia Militar aos alunos de quinto ano, podendo ser ampliado para os estudantes do segundo ano.

Outra parceria destacada pela secretária é o Projeto SER, que conta com a colaboração da Banda Lyra Mogimiriana e que atende cerca de 500 alunos. As atividades do projeto abrangem música, artesanato, recreação e artes e são ministradas em escolas de ensino integral, no contraturno escolar.

Há também a parceria com outras entidades que atendem alunos da Rede Municipal em período integral, como a Equipotência, o Educandário, o CEBE (Centro de Educação e Integração), o Lar Aninha, o CCI (Centro de Convivência Infantil), o ICA (Incentivo à Criança e ao Adolescente), Associação Fonte Viva, Casa da Criança e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Por meio de termos de colaboração, a Prefeitura investe mais de R$ 400 mil por mês com esse segmento da sociedade.

Ainda no tocante às parcerias, 105 merendeiras passarão por um curso de capacitação nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, no Senac de Mogi Guaçu. Para cada dia de formação, a Secretaria de Educação levará um grupo de 35 merendeiras.

Além disso, em conjunto com a Secretaria de Serviços Municipais, a Educação promoverá neste ano um concurso de frases com alunos do sexto ano. O tema será o meio ambiente.

Para a Secretária Ana Lúcia, 2023 é um ano que pode selar, com êxito, a proposta pedagógica oferecida pela gestão municipal. “Tivemos dois anos de desafios com a pandemia, em que os professores tiveram que se reinventar para levar o ensino aos alunos. No segundo semestre de 2022, já percebemos uma mudança de postura. Para que o aprendizado aconteça, precisamos da participação da família. Os pais são nossos parceiros. Vamos construir juntos o ensino”, apontou.

educação1.jpg
educação.jpg