Notícias

CEO entrega quase 120 próteses dentárias de janeiro até agora

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 13 de março de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação


ceo-entrega-quase-120-proteses-dentarias-de-janeiro-ate-agora

De janeiro até agora, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da Secretaria da Saúde, entregou 116 próteses dentárias, fazendo a alegria dos pacientes. Segundo o coordenador do CEO, Marcelo Souto Dante, essa quantidade de prótese só foi viabilizada graças ao empenho da equipe de dentistas que atuam no local.

E a meta dessa equipe, ainda de acordo com Dante, é chegar a 90 próteses mensais a partir de abril. “É um time de primeiríssima qualidade”, elogiou. Para ele, mais do que uma prótese, o trabalho desenvolvido pela equipe devolve a autoestima ao paciente, além de melhorar sua estética e saúde bucal. “Resumindo, devolvemos o paciente à sociedade”, acrescentou.

Dante enumera os benefícios de uma boa prótese dentária, como a melhoria da comunicação, alimentação e digestão dos alimentos. Ele ressaltou ainda que a prótese também ajudou muitos pacientes a arrumar emprego. “Teve um senhor que veio aqui, desesperado, pois sem os dentes não seria contratado para o serviço que estava buscando”, lembra Dante.

Além das próteses, o CEO começa, a partir desse mês, até abril, um programa especial voltado às gestantes. Em seguida, tem início o PSE (Programa de Saúde na Escola) que é focado na saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino. Em junho, os dentistas da rede se voltam à prevenção do câncer bucal e em julho, ao diabetes e que deve se estender até setembro.

Outubro, haverá a segunda etapa do PSE. Dante explica que o CEO atua, basicamente, em três especialidades, a começar pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde nos gabinetes dentários ocorrem os tratamentos clínicos, como restauração, profiláticos e avaliações (prótese total, gestante e lesões bucais). Já na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), são atendidas as urgências e emergências odontológicas, como extração e alívio da dor, inclusive com abertura do canal.

Já no CEO é onde são feitas as próteses (total e parcial), tratamento de canais, gengivas, além de cirurgias para extração de dentes inclusos e biópsias. Por fim, o CEO também tem o programa voltado aos PNEs (Pacientes com Necessidades Especiais) e laserterapia.