Notícias

MAIO FURTA-COR - Campanha chama atenção à saúde mental de gestantes

Secretarias: Saúde
Departamentos: Saúde Mental
Data de Publicação: 25 de abril de 2023


maio-furta-cor-campanha-chama-atencao-a-saude-mental-de-gestantes

Com o intuito de reforçar as propostas o “Maio Furta-Cor”, dedicado à saúde mental materna, com informações de qualidade, a Secretaria de Saúde estará realizando, durante esse mês, ações voltadas à sensibilização da população para a causa que envolve mulheres na fase de gestação e parturientes, assim como promover ações de conscientização sobre o tema, baseadas em evidências científicas.

Essa iniciativa também conta com a parceria com os alunos do curso técnico em enfermagem da Etec (Escola Técnica Estadual) “Pedro Ferreira Alves”. Para reforçar a campanha, foi elaborado folhetos educativos com orientações da importância da saúde mental da gestante e parturiente, sensibilizando familiares e a comunidade. Esse material será entregue às mães e familiares, em todas as salas de espera das unidades de APS (Atenção Primária em Saúde) dos bairros e na maternidade da Santa Casa.

Também no dia 1o

de Maio, “Dia do Trabalhador”, os alunos da Etec farão atividades do “Maio Furta- Cor” no Teatro de Arena, local das comemorações da data. O “Maio Furta-Cor”é uma campanha que existe desde 2020, sempre celebrando o maio como o mês das mães. A luta dessa iniciativa é eliminar os estigmas que acompanham os temas ligados à saúde mental, especialmente no campo materno. Ao invés disso, a campanha quer trazer para discussão, temas como depressão, ansiedade e, infelizmente, o suicídio entre mães.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) as doenças mentais tornam-se mais suscetíveis em gestantes e no primeiro ano do pós-parto, levando muitas mulheres a tirar a própria vida. Daí a importância de ações como o Maio Furta-Cor. Vale destacar ainda que a realização dessa campanha foi um pedido da própria secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho.


topo