Formação para professores tem ações de prevenção de acidente e proteção escolar

Secretarias: Segurança Pública
Data de Publicação: 27 de abril de 2023

formacao-para-professores-tem-acoes-de-prevencao-de-acidente-e-protecao-escolar

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na noite de quarta-feira (26), uma atividade de formação para os professores da rede municipal de ensino. As ações de HAPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) foram divididas em dois espaços: no Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva'; e no Clube Mogiano.

No Centro Cultural, as atividades foram direcionadas para os professores dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental, mais os gestores das Emebs (Escola Municipal de Educação Básica). Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, os docentes participaram de uma palestra com a guarda civil municipal Elaine Cristina Navarro, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a qual abordou sobre o Botão do Pânico e a Lei Maria da Penha.

Além dos trabalhos que desenvolve com a Lei Maria da Penha no município, com dados sobre a ação da patrulha, o cuidado e o respeito com as pessoas atendidas, os resultados em gráficos de ocorrências, os boletins de ocorrência, as medidas protetivas e as mudanças que favorecem o público que procura ajuda do sistema, Elaine falou do Botão do Pânico e como a ferramenta digital que aciona de forma rápida e silenciosa o socorro da GCM, funcionará para as escolas.

Já no Clube Mogiano, a formação foi voltada para docentes e gestores dos Cempis (Centro Educacional Municipal de Primeira Infância) e Educação Infantil, e envolveu o Bombeiro Municipal e o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). Foram duas palestras na ocasião: a primeira, com o comandante do Bombeiro Civil Municipal, Luiz Roberto Di Martini, abordou a Lei Lucas, destacando ações de prevenção de acidentes no ambiente escolar, até mesmo em casa, seja com crianças ou adultos, como manobras de desengasgo. Algumas professoras foram convidadas para reproduzirem as manobras com bonecas.

A segunda palestra foi ministrada pelo presidente do Conseg, sargento Marcelo Massini, com o tema ‘Metodologia de Ação contra Agente Agressor Ativo’. Massini falou sobre ações preventivas que os profissionais das escolas podem fazer para se proteger e defender as crianças em casos suspeitos de invasão de pessoas que ofereçam risco a elas, como estratégias de evacuação eficaz para preservá-las, fechar as salas por dentro para evitar acesso aos alunos e uso de objetos contra algum invasor, dentre outras.

A organização da formação ficou a cargo das supervisoras da Secretaria de Educação Angela Duran, Maria Inês Balbino, Simone Hilario, Seomara Guedes e Josimara Orlando. Todas sob a coordenação da secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi.

formação.prof.jpg
formação.prof1.jpg