Mogi Mirim terá seu Plano Municipal de Saneamento Rural

Data de Publicação: 28 de abril de 2023
Fotos: Assessoria de Comunicação

mogi-mirim-tera-seu-plano-municipal-de-saneamento-rural

Foi realizada na tarde de quinta-feira (27), no Salão Vermelho da Estação Educação, o primeiro seminário de apresentação do plano de trabalho para produção do Plano Municipal de Saneamento Rural. Com foco na universalização do acesso da população rural ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, e manejo adequado de resíduos sólidos e águas pluviais, o plano pretende apresentar um diagnóstico da realidade do campo e as consequentes ações na solução dos problemas.

Com a presença do prefeito Paulo Silva, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Oberdan Quaglio Alves, e dos representantes do comitê executivo para elaboração do plano e do grupo técnico de acompanhamento, o planejamento de trabalho para a confecção do PMSR foi apresentado pelos engenheiros Márcio Lucio Gonzaga e Kemilly Fabiana Romero, da TCA Soluções e Planejamento Ambiental.

A empresa foi contratada pela Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Agricultura, com recursos do Fehidro, para essa finalidade. Com dados coletados diretamente das propriedades através de um trabalho de campo, a TCA terá um diagnostico da realidade da zona rural. Durante esse processo, serão realizados seminários setoriais, com a participação da população. A empresa terá um prazo de 12 meses para apresentar o documento final, com o diagnóstico e as soluções que deverão ser implementadas pela Prefeitura.

O objetivo central do Município com o PMSR é universalizar o acesso dos moradores ao saneamento básico, por meio de soluções técnicas, modelos de gestão e planejamento a curto, médio e longo prazo, adequado à realidade local. Todas as ações que serão tomadas deverão estar em sintonia com a legislação nacional. Vale informar que o plano a ser elaborado se faz necessário, porque o Plano Municipal de Saneamento Básico, lançado em 2014, não contemplava a área rural.

Precisamos avançar (fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, e recolhimento e destinação do lixo doméstico) na zona rural, que sofre com décadas de atraso. Nossos produtores representam uma composição significativa do PIB (Produto Interno Bruto) de Mogi Mirim. Com o saneamento rural, teremos um grande avanço na saúde pública, porque reduz consultas e internações. É saúde para todos”, destacou o prefeito Paulo Silva.

Ao final, os presentes debateram sobre temas como as estrategias de comunicação e mobilização da população, bem como a apresentação da equipe técnica da empresa que fará o trabalho de campo. Todas essas questões serão incorporadas pela TCA Soluções e Planejamento Ambiental ao seu Plano de Trabalho.

Integram o Comitê Executivo os representantes das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Obras e Habitação Popular, Serviços Municipais, Relações Institucionais e de Governo; da Vigilância Sanitária; do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); e da Cati (Coordenadora de Assistência Técnica Integral). Já o Grupo Técnico de Acompanhamento é representado pela Agência das Bacias PCJ; CBH Mogi; Cati Regional Mogi Mirim; Faculdades Integradas Maria Imaculada; Associação APPR 12 de Outubro/Vergel; Sindicato Rural de Mogi Mirim; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; Etec Pedro Ferreira Alves; Promotoria de Justiça; FEC-Unicamp; e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Mogi Mirim.