Cras começa a funcionar no distrito de Martim Francisco

Data de Publicação: 18 de maio de 2023
Fotos: Assessoria de Comunicação

cras-comeca-a-funcionar-no-distrito-de-martim-francisco

Começou a funcionar nesta quinta-feira (18), em Martim Francisco, a ampliação dos serviços prestados pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Planalto, que agora também passa a atender a população daquele distrito.  A princípio, os técnicos do Cras vão atender em todas as terceiras quintas-feiras de cada mês.
No primeiro dia de operação, o novo serviço operou das 8h30 às 11h00, com a psicóloga Sílvia Davolli, mas houve pouca procura.“Ainda não houve tempo de divulgar o Cras no distrito, mas tenho certeza que quando fizermos isso, a demanda por serviços será bem maior”, avalia o subprefeito de Martim Francisco, Márcio Honório da Silva.
O Cras vai funcionar no mesmo prédio da subprefeitura, na avenida Luiz Pilla, 130. “As pessoas também podem buscar informações pelo telefone 3805-1109”, acrescentou Márcio. O subprefeito salientou ainda que a implantação desse serviço no distrito será muito importante para a população martinense, uma vez que os usuários não precisarão mais ir até o Cras do Jardim Planalto buscar atendimento, como faziam anteriormente.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Puls, também elogiou a ampliação dos serviços do Cras-Planalto no distrito, afirmando que esse contato mais próximo com os moradores de Martim Francisco vai resultar em um atendimento de maior qualidade.
Entre as principais atribuições do Cras estão a assistência à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos, ou que esteja com os vínculos afetivos enfraquecidos, porém ainda sem rompimento. A equipe do Cras também trabalha preventivamente, organizando e ofertando serviços com o objetivo de emancipar esses indivíduos.
Idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e BPC (Benefícios de Prestação Continuada), famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade, são as pessoas que, comumente, fazem uso da proteção social básica oferecida no Cras.
Também é nesse órgão ligado à Secretaria de Assistência Social onde se faz o registro no Cadastro Único para desconto na conta de energia, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e pedido de conversor digital, assim como o concedimento de benefícios eventuais, como cesta básica, auxílio funeral e auxílio natalidade, com o intuito de superar vulnerabilidades temporárias. Por último, o Cras ainda faz o encaminhamento para o mercado de trabalho, para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, conforme o caso.