Farmácia Gratidão celebra 1 ano e já realiza cerca de 100 atendimentos por dia
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 5 de junho de 2023
Sob o lema “Medicamento para quem mais precisa”, a Farmácia Gratidão comemorou seu primeiro ano de funcionamento neste último sábado (3). A data foi celebrada na Faculdade Santa Lúcia, local onde está instalada.
E, para demonstrar a aceitação da iniciativa social junto à população, diversos dados apresentados evidenciaram o crescente envolvimento da Farmácia Gratidão com os mogimirianos. Cerca de 15 mil pessoas já possuem cadastro no local, mais de 13 mil pessoas já retiraram medicamentos e a farmácia oferece aproximadamente três mil itens das mais diversas marcas, incluindo medicamentos de alto custo. Com todo essa estrutura, a Farmácia Gratidão realiza atualmente 100 atendimentos ao dia.
“É a demonstração de que a parceria público-privada tem resultado”, comemorou Lúcia Tenório, ao mencionar o apoio da Prefeitura para a criação da Farmácia Gratidão, além das doações de medicamentos realizadas por distribuidoras, consultórios médicos, entidades e munícipes.
Contudo, para ela, a tarefa ainda não acabou. “Antes a Farmácia Gratidão era apenas um sonho. Agora temos uma missão de levar a Farmácia Gratidão para toda a cidade, descentralizando para os bairros”, declarou.
Na ocasião, o evento contou com a participação da secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeller de Barros, quem representou o prefeito Paulo Silva; a secretária de Saúde Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, bem como o presidente da Câmara Municipal Dirceu da Silva Paulino, acompanhado pelos vereadores Ademir Floretti Junior, João Victor Gasparini, Luzia Cristina Cortes Nogueira, Mara Choquetta, Márcio Evandro Ribeiro e Marcos Antônio Franco. O diretor da Faculdade Santa Lúcia, Dr. José Marcos Zanella Pinto e o presidente da Associação Educacional e Assistencial Santa Lúcia, Dr. Roberto Raphael Carrozzo Scárdua, além de professores universitários, funcionários da faculdade e servidores municipais também marcaram presença no encontro.
Histórico
A Farmácia Gratidão é resultado de iniciativa da vereadora Lúcia Tenório. Para se tornar realidade, ela apresentou o PL (Projeto de Lei) na Câmara Municipal, onde foi aprovado por unanimidade. Na sequência, o prefeito Paulo Silva sancionou o projeto, o que permitiu a criação da lei 6.344/21, dando início a farmácia municipal que se tornaria popular entre os moradores de Mogi Mirim para a retirada gratuita de medicamentos. “É uma farmácia municipal, pois sem a Prefeitura, não teria acontecido”, declarou Lúcia Tenório.
Atendimento
A Farmácia Gratidão funciona na Faculdade Santa Lúcia, à Rua Dr. Ulhoa Cintra, 351, na região central da cidade, de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, e às sextas-feiras, das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00. Para ter acesso aos remédios gratuitos, os interessados devem comparecer à farmácia com a receita médica fornecida tanto pela rede pública ou particular.
