Mutirão para manter zeladoria e arrumar estragos das chuvas

Secretarias: Segurança Pública
Obras e Habitação Popular
Serviços Municipais
Mobilidade Urbana
Data de Publicação: 9 de outubro de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação

mutirao-para-manter-zeladoria-e-arrumar-estragos-das-chuvas

Desde a semana passada, a Prefeitura de Mogi Mirim tem realizado um verdadeiro mutirão para manter a zeladoria da cidade diante das fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias. Houve o registro de queda de mais de 30 árvores nesse período, sendo seis apenas no final de semana, além de muitos galhos e folhas.

Para essas ações, está tendo o envolvimento de várias secretarias. Depois de um primeiro atendimento feito pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para liberação das ruas e espaços públicos, as Secretarias de Serviços Municipais, de Obras e Habitação Popular, de Meio Ambiente e de Agricultura, têm utilizado seus recursos humanos e materiais para remover os resíduos e fazer a limpeza, além de apoiar os bombeiros e as equipes da Elektro na verificação de casos de interrupção de energia elétrica.

Na área rural, as máquinas estão sendo usadas para liberar caminho tambpem por causa de árvores caídas. A Secretaria de Mobilidade Urbana também está atuando nessas ações, apoiando com os agentes de trânsito nos desvios, indicações com sinalização e interdições de trechos das vias. Também está sendo feita a limpeza nos telhados e calhas das UBSs, creches, escolas e Centro Cultural, além de outros prédios públicos. Todo esse trabalho também conta com o apoio de equipes do Cemmil.

Segundo dados da Defesa Civil, houve um acúmulo de 47 milímetros de chuva neste domingo (8) e rajadas de vento que chegaram a 113 quilômetros por hora. O acúmulo de água no solo e nas copas das árvores, além do vento forte, podem desestabilizar a ancoragem das raízes, mesmo depois da tempestade, levando à queda da árvore. Assim, as pessoas devem evitar permanecer ou estacionar próximo de árvores antigas e de grande porte durante ou logo após as tempestades.

Em casos de eventos climáticos extremos, como as tempestades cada vez mais comuns, até mesmo árvores saudáveis podem cair, portanto, evitar permanecer debaixo ou próximo a grandes árvores é uma medida de prevenção.

É importante destacar que a Secretaria de Meio Ambiente está desde 2021 realizando serviços especializados de manejo preventivo, avaliação das árvores, tomografia e implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, sob supervisão da Engenheira Florestal M.Sc. e gerente da pasta, Isabela Guardia.

Essas ações visam ampliar a cobertura arbórea e seus benefícios, assim como simultaneamente mitigar o risco de queda de árvores, aumentando a segurança, e preservando grandes árvores históricas do Município.
Em áreas urbanas as árvores frequentemente crescem em condições desfavoráveis, como canteiros restritos e solo compactado, o que afeta sua sustentação e as deixa mais vulneráveis às quedas, principalmente na época chuvosa. Assim, os novos plantios estão sendo feitos em canteiros adequados para que essas mudas de árvores se desenvolvam com vigor e segurança. Quem encontrar árvores com inclinação recente ou levantando o solo no entorno, incluindo endereço e fotos, pode comunicar o fato pelo e-mail arboriza@mogimirim.sp.gov.br.

chuva.jpg
chuva1.jpg