Notícias

Projeto Horta e Jardim é um incentivo ao desenvolvimento de habilidades e criatividade

Secretarias: Educação
Data de Publicação: 22 de novembro de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação


projeto-horta-e-jardim-e-um-incentivo-ao-desenvolvimento-de-habilidades-e-criatividade
Em meio às aulas curriculares aplicadas em sala, os alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Edna Fávero Choqueta’ têm tido uma experiência de cultivar um espaço para as plantações. Um iniciativa da escola que incentiva a criança a prestar atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Aprendendo a cultivar, o Projeto Horta e Jardim na Escola faz parte da estimulação de aprendizagem dos alunos e professores pelo prazer de uma alimentação saudável, com um cardápio rico em cores e sabores, além de deixar a escola mais bonita.
Nesse sentido, a escola tem realizado um trabalho exemplar na realização de ações que possibilitem o desenvolvimento de atividades pedagógicas e práticas de cultivo de forma prazerosa, bem como o trabalho coletivo e cooperativo, respeito ao outro, oportunizando a socialização e a sensibilidade em relação ao meio ambiente. Tudo isso proporciona ao aluno possibilidades concretas de desenvolver as habilidades e a criatividade.
Nessa experiência, os alunos plantam mudas de temperos que trazem de casa, bem como flores, hortaliças e ervas medicinais, como hortelã, erva cidreira, lavanda e alecrim, dentre outros. A tarefa de cuidar de plantas propicia momentos diferenciados no ambiente escolar, além de exercitar a paciência e a responsabilidade. O mesmo projeto também tem sido realizado em outras unidades escolares.

horta.jpg
horta1.jpg
horta2.jpg
horta3.jpg
horta4.jpg
horta5.jpg
horta6.jpg
horta7.jpg

topo