Notícias

Meio Ambiente amplia cobertura vegetal da cidade

Secretarias: Meio Ambiente
Data de Publicação: 24 de novembro de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação


meio-ambiente-amplia-cobertura-vegetal-da-cidade
A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está dando mais um passo na implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, o PMAU. Concebido em 2022, o PMAU será o norte para a realização e manutenção do sistema arbóreo do município para os próximos anos.
Entre os apontamentos do Plano Municipal está a cobertura vegetal do Município que é de aproximadamente 20%. Segundo especialistas na área, o ideal seria que a cobertura arbórea fosse mais de 30%. Assim ajudaria a reduzir o efeito das altas temperaturas das ondas de calor e diversos outros benefícios ecossistêmico relatados por diversos pesquisadores em cidades ao redor do mundo.
Fato é que, para que a cobertura vegetal seja ampliada com agilidade, é necessária a realização de plantios de arvores em grandes áreas. Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou na região do Mirante o preparo de solo em três grandes praças que são pouco arborizadas. Esta sendo realizado o processo de gradagem, nivelamento e sub-solagem do solo para receber as mudas que serão plantadas na sequência. Também está sendo realizado o manejo arbóreo das arvores existentes.
Serão plantadas aproximadamente 1.300 mudas nas três praças, representando um aumento de aproximadamente 10% das árvores existentes hoje no Município. A área a ser coberta pelas árvores é de quase 33 mil metros quadrado, aumentado de 0.057Km² para 0.090Km² a cobertura arbórea naquela região.

arvore1.jpg
arvore2.jpg
arvore3.jpg

topo