Concurso de Artesanato: premiados são escolhidos por votação popular

Secretarias: Cultura e Turismo
Data de Publicação: 30 de novembro de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação

concurso-de-artesanato-premiados-sao-escolhidos-por-votacao-popular

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, premiou os artesãos escolhidos por voto popular pelos melhores trabalhos inscritos no Concurso de Artesanato. A premiação aconteceu na noite de sexta-feira (24), durante o Bar dos Artistas ‘Especial Beleza Negra’, realizado no Espaço ‘Praça 250 Anos – Jornalista Valter Abrucez’.
Quando do lançamento do concurso, a Secretaria de Cultura e Turismo propôs aos artesãos que criassem um produto artesanal que pudesse ter um formato que desse uma identidade para Mogi Mirim. Verônica Martins foi a terceira colocada (troféu, certificado e prêmio de R$ 400,00) com o título “Sotto la Pioggia”, cuja fonte foi inspirada na escultura “Menino do Guarda-Chuva”, que fica na praça Floriano Peixoto. O trabalho é feito de cerâmica.
A segunda colocação ficou com Guilherme Domingues , que levou troféu, certificado e prêmio de R$ 600,00 com o título “Abrigo”, numa arte feita de cipós, inspirada pela história da região do Bosque das Jabuticabeiras e o Abrigo Subterrâneo.
Por fim, Luciana Malvezzi foi a primeira colocada, recebendo troféu, certificado e prêmio de R$ 1.000,00 com o título “Sapo Simpatia: a cara de Mogi Mirim”, uma mescla do mascote do Mogi Mirim Esporte Clube com a história da agricultura e da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro.
A cara do sapo é o mapa estilizado da cidade. Os olhos são grãos de café, numa referência à agricultura da cidade. E também pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro a qual transportava esse produto.
O chapéu é do ‘Menino do Guarda-Chuva’ da fonte no Jardim Velho, Praça Floriano Peixoto. A taboa, planta presente nas várzeas e riachos da cidade. O "Pequeno Rio das Cobras", sob os pés do sapo, é o significado indígena de Mogi Mirim e esta imagem está presente na bandeira da cidade. E o coração, é pelo amor a cidade e uma referência ao trecho do hino de Mogi Mirim: ..."Leva o teu filho, no peito, amor febril, Oh! Resplandecente cidade do Brasil. Mogi Mirim".
No total, foram novem candidatos, que foram submetidos à votação popular pelas redes sociais da Prefeitura. Vale destacar que os recursos para a premiação vieram de emenda impositiva destinada pelo vereador Marcos Cegatti.

artesanato.jpg
artesanato1.jpg