Fundos Municipais e projeto Jovem Talento recebem parte de Imposto de Renda da SESAMM
Data de Publicação: 7 de fevereiro de 2024Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação
Muitas pessoas não sabem, mas parte do imposto de renda devido à Receita Federal, tanto de Pessoa Física quanto de Pessoa Jurídica, pode ser destinado a Fundos Municipais e projetos sociais.
A destinação possibilita que os Conselhos Municipais, que têm autonomia para aprovar projetos sociais, governamentais e não governamentais, atendam necessidades específicas das Políticas Públicas do Município, por meio do repasse de recursos.
Ao tomar conhecimento dos Conselhos Municipais de Mogi Mirim e da possibilidade de destinar parte do IR devido, o Grupo SESAMM (Serviço de Saneamento de Mogi Mirim) fez a destinação de parte de seu imposto aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes, O FMDCA, e do Idoso, o FMI.
“Deixar parte do imposto devido num Fundo Municipal é poder acompanhar de perto a aplicação do recurso, a ampliação do atendimento e a evolução das Políticas Públicas”, ressaltou Maria Aparecida Rossi, a Dona Cidinha, coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais da cidade.
Projeto Jovem Talento
A SESAMM também destinou uma porcentagem de seu imposto de renda para o projeto Jovem Talento. De iniciação esportiva na modalidade de vôlei, o projeto também combate a evasão e a repetência escolar com oficinas esportivas para reduzir potencialmente a situação de exclusão e risco social aos quais os jovens das comunidades carentes estão sujeitos em grande parte do seu cotidiano.
As aulas acontecem no Ginásio de Esportes Wilson Fernandes de Barros, o Tucurão, e contam atualmente, com 85 crianças, tendo outras 30 crianças na fila de espera.
Responsável por trazer o projeto a Mogi Mirim, o vereador Dirceu da Silva Paulino falou sobre a destinação de parte do IR do SESAMM.
“A SESAMM já é um dos nossos parceiros. Já é o segundo ano que eles nos apoiam e graças a eles a gente consegue atender essa quantidade de crianças, então é importantíssimo esse aporte que eles nos fazem, além de ser benéfico, já que é uma possibilidade incentivada pelo imposto de renda, o que não gera custo”, frisou.
A Prefeitura de Mogi Mirim agradece à destinação da SESAMM e espera que outras empresas e pessoas físicas tomem conhecimento desta forma de ajudar, afinal de contas, o valor recebido possibilitará aos Conselhos atender projetos de atenção à criança/adolescente e idoso do Município.