Diagnóstico do Saneamento Básico em Mogi Mirim é discutido em revisão do PMSB

Departamentos: Autarquia - SAAE
Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2024

diagnostico-do-saneamento-basico-em-mogi-mirim-e-discutido-em-revisao-do-pmsb

Aconteceu nesta terça-feira (6), a segunda reunião para revisão do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) que estabelece programas, ações e estratégias para garantir o acesso à água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos para toda a população dentro do período de 20 anos. Apresentando o diagnóstico do estudo, o engenheiro sanitarista Neiroberto Silva, da N/S Engenharia Sanitária e Ambiental, apontou os indicadores gerais que mostram a situação atual do saneamento básico municipal.

O encontro do GTA (Grupo Técnico de Acompanhamento) aconteceu na sede do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), e contou com representantes das secretarias de planejamento, serviços municipais, agricultura e meio ambiente, além dos representantes da autarquia.

Com praticamente 100% da população atendida com abastecimento por água de qualidade, a meta da autarquia para os próximos anos é a redução de perdas físicas no sistema, além da extensão da rede pública de esgotamento sanitário para atender todas as regiões. O diagnóstico também apresentou apontamentos a respeito da coleta de resíduos, principalmente no que se refere à reciclagem de materiais e pontos onde há necessidade de ações para conter problemas de alagamentos, executando redes de escoamento para água pluvial.

As respostas dos munícipes ao formulário eletrônico também foram apresentadas durante a reunião. A participação popular ajuda a elaborar um planejamento de ações mais assertivo na resolução de problemas relacionados aos serviços de saneamento do município. O formulário e outros produtos que compõem o PMSB estão disponíveis no site da autarquia – www.saaemogimirim.sp.gov.br

Reunião_PMSB_06022024-3.jpg
Reunião_PMSB_06022024-6.jpg