Artista plástica, criadora do Sapo Simpatia, visita o prefeito Paulo Silva
Secretarias: Relações InstitucionaisData de Publicação: 20 de março de 2024
O prefeito Paulo Silva, acompanhado pela secretária de Relações Institucionais Maria Helena Scudeler de Barros e de Cultura e Turismo Luiz Dalbo, recepcionou a artista plástica Luciana Malvezzi Hunger, na última quinta-feira (14), na Estação Educação. Vencedora do Concurso de Artesanato de Mogi Mirim, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, ao conquistar o 1ª lugar através de votação popular, a artesã mogimiriana apresentou às autoridades municipais a obra de arte que, segundo ela, representa o município: o “Sapo Simpatia, a cara de Mogi Mirim”, alusivo ao MMEC (Mogi Mirim Esporte Clube) e ao título de Cidade Simpatia, representativo a Mogi Mirim.
Obra
Confeccionada em cobre, cada parte do sapo faz referência a uma característica do município. O rosto consiste na forma estilizada do mapa da cidade, enquanto os olhos estão no formato de grãos de café, alusivo a agricultura e a estrada de ferro da Mogiana, ao passo que o corpo do animal configura o formato de um coração, a fim de representar o amor ao município. Já na lateral há uma “Taboa”, planta das várzeas e rios e na base da obra o formato de três cobras, em referência ao nome de Mogi Mirim que, em tupi-guarani, significa Pequeno Rio das Cobras.
“É uma soma de referências, onde conseguimos caracterizar Mogi Mirim no Sapo Simpatia, e transmitidas as principais características da cidade que tanto amamos. Estou muito feliz, pois foi um processo de criação bem longo que envolveu muita pesquisa e a riqueza de detalhes de nossa história”, explicou a artista plástica Luciana. Para Maria Helena, a obra retrata o município. “É uma série de atributos, nas quais podemos considerar a história de Mogi Mirim”, destacou.