Cine Arte volta a Mogi Mirim levando a magia do cinema para as escolas públicas

Data de Publicação: 21 de maio de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação

cine-arte-volta-a-mogi-mirim-levando-a-magia-do-cinema-para-as-escolas-publicas

Alunos de escolas públicas de Mogi Mirim estão tendo mais uma oportunidade de mergulhar no mundo do cinema através da realização das oficinas do projeto social Cine Arte II. As aulas acontecem nesta semana na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Prof. Humberto Brasi”, sempre em contraturno escolar.
Voltada à crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, a ação tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordem, de forma lúdica, temas como sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável.
O Cine Arte II inclui a realização de três dias de oficinas. Divididos em grupos de no máximo cinco alunos, os adolescentes têm contato com os principais conceitos do mundo do cinema, como filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. Além disso, também têm a oportunidade de imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros.
Ainda nas oficinas, os alunos realizam a gravação de depoimentos e captura de imagens. Sempre seguindo o roteiro escrito previamente. O último dia de oficina é dedicado à edição dos curtas, com a inserção de trilha e legendas.
Ainda nesta etapa, o projeto volta a Mogi Mirim nos dias 4 e 5 de junho em dois locais: Emeb “Professora Edna Fávero Choqueta” e E.E. “Prof. Antônio José Peres Marques”. A programação inclui a realização de sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso de água e energia, reciclagem e segurança no trânsito. Também serão exibidos os curtas-metragens produzidos durante a Oficina de Cinema pelos alunos da Humberto Brasi. Ao todo, serão quatro sessões por dia de programação (horários abaixo).
Para acolher a ação cultural, será montada uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, projetor de áudio e vídeo, além de almofadas para acomodação do público. E não é só isso. Para deixar a programação ainda mais divertida, todos os presentes terão direito a pipoca.
Ao final de cada sessão, as crianças e adolescentes levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens. O Cine Arte II é um projeto itinerante que tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do mundo das artes, promover acesso à cultura e conscientizar sobre temas de grande importância para o futuro como a preservação dos recursos naturais, sustentabilidade, entre outros.
O Cine Arte é uma realização da Perfectto Projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tenneco. A ação conta com apoio da Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação, e da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo.

Apresentações
EMEB PROFESSORA EDNA FÁVERO CHOQUETA