Notícias

Hemocentro da Unicamp fará coleta de sangue no próximo dia 29

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 22 de maio de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação


hemocentro-da-unicamp-fara-coleta-de-sangue-no-proximo-dia-29

Na próxima quarta-feira (29), o hemocentro da Unicamp vai realizar mais uma coleta de sangue em Mogi Mirim. O evento acontece das 8h00 às 12h00, na Faculdade Santa Lúcia, 346, no centro da cidade. Os doadores que estiverem aptos, terão direito a atestado médico para esse dia, emitido pelo próprio hemocentro.
De acordo com os organizadores, eles esperam coletar cerca de 200 bolsas, além de cadastrar possíveis doadores de medula óssea. Para ser um doador, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, lembrando que os menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres, em um intervalo de 90 dias.
Também é exigido que o doador pese, no mínimo, 50 quilos, esteja em boas condições de saúde, não tenha ingerido bebida alcoólica ou alimento gorduroso nas últimas 24 horas, tenha tomado café da manhã e também deve estar portando um documento com foto, como RG ou a carteira de habilitação.
Quem estiver resfriado, gripado, com ferimentos recentes, complicações dentárias ou outros problemas de saúde estarão impedidos de fazer a doação. Quem foi submetido recentemente a procedimentos cirúrgicos ou odontológicos (extração de dentes, tratamento de canal, etc), também deve evitar a doação.
Quem fez tatuagem recentemente, maquiagem definitiva ou micropigmentação não poderá doar sangue. Outros impedimentos são a colocação de piercing ou brinco, estar grávida, amamentando ou  e dieta pós-parto. Por último, quem tomou vacina influenza (7 dias antes) ou covid (30 dias antes) também deve evitar a doação.

SALVANDO VIDAS
Além desses fatores, os técnicos do hemocentro da Unicamp ressaltam ainda que há pessoas que em nenhuma hipótese podem doar sangue. São as portadoras de hepatites B ou C, Aids, doença de chagas, Parkinson ou for usuário de drogas injetáveis. A Unicamp garante que o procedimento – indolor e seguro - é feito em um local extremamente limpo, arejado e confortável.
O tempo médio de uma doação é de 15 minutos e durante todo o procedimento, o doador é acompanhado pela equipe de enfermagem do homocentro. Além disso, a Secretaria da Saúde de Mogi Mirim irá disponibilizar uma ambulância para o local e os organizadores ainda irão oferecer, gratuitamente, café da manhã, almoço e água aos doadores. Vale destacar que doar sangue não causa quaisquer danos à saúde do doador e, o mais importante, é que cada bolsa coletada pode salvar até 4 vidas.


topo