Mogi Mirim adere à nova tecnologia e ao programa de formação do Ministério da Justiça
Secretarias: Segurança PúblicaData de Publicação: 11 de junho de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação

Agentes da Guarda Civil Municipal de Mogi Mirim participaram no período de 3 a 5 de junho do curso de capacitação voltado para a implementação da plataforma Sinesp CAD 3.0, desenvolvida pelo Ministério da Justiça. O treinamento aconteceu na sede da Guarda Municipal de Campinas e contou, também, com a presença de representantes as corporações de Bragança Paulista e Pinhalzinho. O objetivo do curso foi aprimorar o sistema de atendimento e despacho nas novas cidades usuárias da plataforma.
A ferramenta, que está sendo implantada gratuitamente na sede da Secretaria de Segurança Pública, contará com inovações aos profissionais do segmento, permitindo uma melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências solicitadas pelo cidadão. O sistema permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos de todo o Brasil, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional.
Na prática, toda ocorrência policial, desde a chamada do solicitante até o registro final, é feita online. O sistema vai direcionar a viatura que estiver disponível e próximo ao local do fato a ser apurado. Para isso, a plataforma será alimentada com o mapeamento do município. Os GCMs serão acionados pelo aplicativo no celular. O Sinesp CAD 3.0 também abrangerá o Bombeiro e a Defesa Civil. “A plataforma vai simplificar o trabalho do guarda, porque o sistema é bem intuitivo”, destacou o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto, informando que a corporação receberá treinamento para uso da tecnologia.
O uso da ferramenta vem na esteira de um convênio assinado pelo prefeito Paulo Silva que formaliza a adesão de Mogi Mirim ao projeto bolsa-formação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), também do Ministério da Justiça. O programa, voltado à qualificação profissional, prevê o total de 100 mil bolsas aos integrantes das carreiras de policiais militares, civis e penais, dos bombeiros, agentes penitenciários, peritos criminais e dos trabalhadores das guardas civis municipais, que atendam aos critérios de elegibilidade.
Será oferecida uma bolsa de R$ 900,00 para o GCM que tiver interesse em fazer uma série de cursos de aperfeiçoamento, como Segurança Pública e Violência contra a Mulher, O Papel do Guarda Municipal, Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública, dentre outros temas. O convênio precisa ser homologado para a liberação da plataforma. “Estamos valorizando nossos guardas e dando condições à nossa corporação de realizar um atendimento com mais qualidade e eficiência. Quem ganha é a população”, ressaltou o secretário.

