Prefeitura promove 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Secretarias: EducaçãoSaúde
Data de Publicação: 17 de junho de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu na tarde de quinta-feira (13), a 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, voltada aos trabalhadores da área que prestam serviços aos usuários SUS, bem como, as demais pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde. As atividades aconteceram no Salão Vermelho da Estação Educação.
Esta proposta é parte de um processo de fortalecimento do controle social do SUS, que teve como destaque a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde em julho de 2023. O propósito principal é avaliar as políticas do trabalhador e da educação em saúde para formulação de diretrizes atuais, visando a promoção da equidade, a expansão do acesso aos serviços de saúde e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.
Dentro da diretriz de oferecer aos trabalhadores de saúde condições adequadas e efetivas no SUS, foram aprovadas três propostas para serem apresentadas na macrorregional: realização de Censo a cada dois anos, para rever a composição da equipe; suprir o quadro de pessoal conforme a procura e demanda, garantindo a educação continuada de cada servidor, sem prejuízos à assistência; e garantia aos trabalhadores de saúde no cuidado físico e mental.
Também foram eleitos os delegados que representarão o município no encontro macrorregional. Como usuário do SUS, Laura Oller Sobrinha e Miguel Vaz de Moraes (titular) e Ayde de Oliveira (suplente); da classe trabalhadora, Maria Aparecida dos Santos (titular) e Raquel Lemos Leal Silva (suplente); e do gestor/prestador, Daniele Tonietti Miguel (titular) e Michele Kimie Sukado Lima (suplente).
A plenária reuniu usuários do SUS, gestores e trabalhadores da saúde. Destaques para as presenças do prefeito Paulo Silva, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Pedro Ricaldes dos Santos, e da responsável pela Gerência de Assistência em Saúde, enfermeira Lilian Coradini, representando Cristina Puls, secretária de Assistência Social e secretária Interina de Saúde.
Paulo Silva destacou a importância da plenária, que dará subsídios para melhoria do SUS. “O SUS é uma grande conquista do povo brasileiro. Que possamos aperfeiçoar suas atividades, porque o SUS é um sistema sempre em construção, nunca estará totalmente acabado”, ressaltou.