Notícias

Detecção de vazamentos não-visíveis continua pelo município

Departamentos: Autarquia - SAAE
Data de Publicação: 10 de outubro de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação


deteccao-de-vazamentos-nao-visiveis-continua-pelo-municipio

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim continua atuando de forma contínua no combate às perdas no sistema de distribuição de água municipal. Nesta semana, o trabalho de pesquisa e detecção de vazamentos não-visíveis nas redes e ramais do sistema público foi retomado no bairro Jardim Patrícia e seguirá por toda a Zona Leste. O projeto visa identificar os vazamentos e evitar, assim, rompimentos que podem comprometer o abastecimento de água da população.
Na primeira etapa do trabalho, realizada na Zona Norte, foram identificados 49 vazamentos não visíveis em 85,76 quilômetros de rede de distribuição. Os serviços estão sendo executados pela empresa Sanetrix Soluções em Saneamento, vencedora do processo licitatório. A equipe trabalha uniformizada e com identificação do Saae.
A ação consiste na verificação de todos os hidrômetros e ramais (atualmente 38.276 ligações), utilizando de hastes de escuta e com auxílio de aparelho geofone nas redes e adutoras localizadas nas ruas e avenidas. Os locais onde são identificados os vazamentos recebem uma marcação de solo e são repassados ao setor de manutenção para reparo.
O projeto é financiado por recursos obtidos junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) mais uma contrapartida da autarquia. A pesquisa abrangerá toda a área urbana do município.


Pesquisa_vazamentos-19.jpg
Pesquisa_vazamentos-17.jpg
Pesquisa_vazamentos-01.jpg

topo