Mais de 1,5 mil pessoas passam pelo mutirão oftalmológico na Santa Casa
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 17 de outubro de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação

A Santa Casa e a Secretaria da Saúde consideraram satisfatório o número de atendimentos realizados no mutirão oftalmológico de 1º de outubro até o último dia 12. Esse esforço conjunto, que aconteceu no hospital, teve como objetivo principal, reduzir a fila de espera por consultas e cirurgias oftalmológicas em Mogi Mirim.
Nas duas semanas que durou o mutirão, os pacientes foram atendidos das 8h00 às 16h00. Ao todo, foram 1.521 pessoas que passaram por consultas oftalmológicas, sendo que a maioria, 1.114 (76% desse total) tiveram alta, ou seja, não necessitam de cirurgia ou tratamento especializado. Porém, 13% dos pacientes, ou seja, 198 pessoas foram indicadas para procedimentos cirúrgicos, como a facectomia, popularmente chamada de cirurgia da catarata. Esses pacientes, inclusive, já receberam a solicitação para que possam ser operados na Santa Casa.
Outras 179 pessoas vão continuar o tratamento na própria rede municipal de Saúde. As mais de 1,5 mil consultas realizadas neste início de outubro, foram viabilizadas graças a uma verba R$ 500 mil obtida pela secretária municipal de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros.
Apesar da primeira semana com baixa procura, no final, o resultado foi considerado satisfatório. Ainda assim, perdeu-se 479 consultas e isso mesmo com o esforço da Prefeitura, que montou um callcenter especialmente para avisar os pacientes. Para os organizadores da campanha, o índice de faltas foi considerado grande, 23,9% ou quase 1⁄4 do total das consultas disponibilizadas.
Outra medida tomada para tentar reduzir as faltas, foi a de atender pacientes mesmo sem encaminhamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Apesar de todos esses percalços, a Santa Casa promete realizar outros mutirões em parceria com a Secretaria de Saúde até o final deste ano e em 2025.