Projeto 'Futuro Profissional Mogimiriano' contempla última visita escolar à indústria
Secretarias: EducaçãoGoverno e Desenvolvimento Econômico
Data de Publicação: 16 de junho de 2025
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Mogi Mirim concluiu na sexta-feira (13), o cronograma de visitas guiadas às empresas do setor industrial do município com alunos dos 9º anos da Rede Municipal de Ensino. A ação integra o projeto “Futuro Profissional Mogimiriano”, criado com o objetivo de incentivar os estudantes a conhecerem de perto o ambiente das indústrias locais, suas diversas áreas de atuação e possibilidades de carreira. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretárias de Governo e de Educação.
A última visita desse ciclo contemplou um grupo de 26 alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Francisco Piccolomini’, que esteve na unidade da Cortag, que celebra 30 anos de atuação em Mogi Mirim. Eles foram divididos em equipes, para que todos pudessem conhecer a empresa. Durante a visita, os alunos foram recebidos por profissionais da indústria, que os acompanharam em uma imersão pelo chão de fábrica, apresentando etapas do processo produtivo, setores operacionais, máquinas automatizadas e matérias-primas utilizadas.
Com equipamentos de segurança como protetores auriculares e óculos, os jovens puderam observar de perto o funcionamento das linhas de produção e, em alguns momentos, até manusear peças e materiais. As analistas de RH (Recursos Humanos) da Cortag, Juliana Monteiro e Pâmela Correia, conduziram um dos grupos de alunos. Além de explicar o funcionamento de cada setor da empresa, também indicaram quais áreas de formação podem levar às atividades visitadas.
ESCOLHA
Professora de Artes na ‘Francisco Piccolomini’, Ana Carolina Camatari acompanhou uma das turmas de alunos. Para ela, a visita é uma oportunidade para que os estudantes possam começar a construir seu futuro profissional. “Quando a empresa abre suas portas, ela mostra todas as possibilidades desse universo profissional. E vivenciando esse dia-dia de uma empresa, o aluno tem a chance de começar a fazer suas escolhas”, apontou.
Para os alunos Vitor Hugo Cardoso dos Santos e João Pedro Alves de Azevedo, ambos com 14 anos, a visita abriu novos horizontes. “Me mostrou as várias possibilidades dentro de uma indústria”, disse Vitor Hugo. “A explicação de cada curso nos dá uma noção boa do que seguir na carreira”, acrescentou João Pedro.
Com a conclusão das visitas guiadas, que beneficiaram diversas unidades escolares, a expectativa é de que essa vivência contribua significativamente para a formação desse jovens, incentivando-os a pensar sobre suas escolhas profissionais e seus projetos de vida. Com iniciativas como essa, Mogi Mirim reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, que ultrapassa os muros da escola e promove conexões reais com o mundo do trabalho.
