Inauguração da Academia da Saúde será dia 1º de outubro
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 24 de setembro de 2025
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
A partir do dia 1º de outubro, a Secretaria da Saúde vai oferecer um novo serviço à população de Mogi Mirim com a abertura da Academia da Saúde, que ficará localizada dentro do complexo do CEM (Centro de Especialidades Médicas), ao lado do Centro de Fisioterapia.
A academia faz parte da rede de atenção primária em saúde da Secretaria e estará dotada de toda infraestrutura, como equipamentos modernos e profissionais altamente qualificados. Segundo a médica fisiatra Júlia Assis Cardoso de Sá, uma das idealizadoras do novo serviço, esse projeto faz parte de uma estratégia de promoção de bem-estar de homens e mulheres, reforçando os cuidados com a saúde desse perfil de adultos dentro da rede de atenção primária.
Júlia disse ainda que outro objetivo da academia é promover a manutenção e a continuidade dos ganhos obtidos durante a reabilitação fisioterápica, com a recuperação ou a melhora da funcionalidade, assegurando ao paciente, o retorno às atividades diárias.
Outras vantagens citadas pela médica para quem frequentar esse espaço são a prevenção de novas lesões, o fortalecimento muscular, a melhora da flexibilidade, do equilíbrio, melhora da qualidade de vida, além da conscientização sobre a prevenção e agravamento de doenças e lesões.
Para frequentar a academia, além de serem residentes em Mogi Mirim, as mulheres terão que ter acima de 40 anos e os homens, idade igual ou superior a 50 anos. Também é necessário possuir guia de referência do setor de fisioterapia do município que poderá sugerir a continuidade da assistência na academia da saúde. Mogi Mirim adotou este programa com apoio de emenda impositiva do vereador Márcio do Boxe.
APOIO
Outra exigência é a apresentação de um atestado médico informando a aptidão para atividade física, inclusive com a realização de um eletrocardiograma. A academia também dará preferência para os frequentadores que apresentarem doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso e obesidade, menopausa, osteopenia e osteoporose, fibromialgia, tendinopatias, artroses e dores crônicas de origem musculoesquelética.
O Secretário da Saúde, Mauro Nunes Júnior, disse que a implantação de mais esse serviço gratuito na rede de atenção básica, demonstra a preocupação do atual governo com a saúde da população, especialmente em relação às pessoas que já estão na faixa etária acima dos 40, 50 anos.
“Essa academia, tenho certeza, vai trazer ganhos extraordinários às pessoas que já utilizam de nossos serviços de fisioterapia. Também será mais uma forma de apoiar nossos doentes crônicos, oferecendo cuidados especiais a essas pessoas e ajudando no tratamento dos mesmos”, enalteceu.
