Turismo

MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS PRACINHAS DA F.E.B


A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi o nome dado à força militar brasileira de 25.300 homens que lutou ao lado dos aliados, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. A FEB foi criada por Getúlio Vargas, em agosto de 1943.

Na Itália, a FEB foi incorporada ao IV Corpo do 5º Exército Americano, entrando em combate em setembro de 1944, no vale do Rio Serchio, ao norte da cidade de Pisa e depois, no Vale do Rio Reno, sendo que nos Apeninos, enfrentou um rigoroso inverno, com muita neve, suportando temperaturas de até 20 graus negativos. Em sua arrancada para a vitória, a FEB, dentre outras, conquistou com destaque Monte Castelo, Montese e em Collechio e Fornovo, cercou e aprisionou, na sua totalidade, a 148ª Divisão de Infantaria Alemã.

Saiba mais:

O termo pracinha surgiu da expressão “sentar praça”, que significa se alistar nas Forças Armadas. O apelido era atribuído aos soldados rasos, detentores da patente mais baixa da hierarquia militar. Aproximadamente 25 mil homens fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a divisão que lutou junto aos Aliados na Campanha da Itália. Por volta de 1.500 brasileiros foram mortos na guerra

Referência:

https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/por-que-os-soldados-brasileiros-enviados-para-a-2-guerra-mundial-eram-chamados-de-pracinhas.

https://www.eb.mil.br/feb75anos



mais lidas

Nenhum resultado foi encontrado.

topo